Segurança em Ressonância Magnética:

 

CONTRAINDICAÇÕES DA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA – As pessoas podem se submeterem ao exame de Ressonância Magnética sem nenhum risco à sua saúde. Há algumas situações especiais, porém, que podem impedir a realização do exame.

A situação mais comum é quando o paciente é portador de algum dispositivo metálico que possa sofrer influência do poderoso campo magnético gerado pelo aparelho de ressonância magnética.

Sendo assim, o paciente pode avisar a equipe que irá realizar o exame se você for portador dos seguintes dispositivos:

  • Marca-passo cardíaco.
  • Desfibrilador cardíaco implantável.
  • Implante coclear.
  • Clipes vasculares metálicos.
  • Prótese vascular.
  • Stent vascular.
  • DIU
  • Próteses ortopédicas.
  • Fragmentos de metais no corpo (como projéteis de arma de fogo).
  • Tatuagens (antigamente as tintas possuíam traços de metais).

Alguns dispositivos citados acima, não contraindicam totalmente a realização da RMN.

Os stents ou próteses endovasculares submetidos a mais de 45 dias habitualmente contribuem em uma grande parcela para a segurança.

Com a evolução tecnológica, existem pacientes com marca-passos que podem ser submetidos ao exame de ressonância magnética.

Não podemos deixar de lembrá-los da importância da conscientização da equipe médica sobre qualquer dispositivo artificial presente no corpo do paciente/cliente.

Avisos relativos à perigos acústicos – CONTRAINDICAÇÕES DA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Os ruídos acústicos produzidos na Ressonância Magnética Ressonância Magnética constituem um risco potencial para os pacientes.

Os níveis dos ruídos de campos magnéticos medidos em vários aparelhos comerciais estavam na faixa de 65 a 99 dBA, o que é considerado como estando dentro das orientações de segurança estabelecidas pela FDA dos EUA.

Houve, porém, relatos de que o ruído acústico ocasionou incômodo em pacientes, interferência na comunicação oral e perda auditiva reversível em pacientes sem protetores auriculares.

O ideal é fornecer a as pacientes proteções para os ouvidos antes de qualquer exame para ajudar a evitar um possível problema de audição.

Avisos relativos à roupas e acessórios

Jóias, relógios, dentaduras, óculos, dispositivos auditivos, acessórios do cabelo (incluindo grampos para o cabelo e travessas), e sapatos (que contêm muitas vezes placas de metal). Não limite a inspeção aos objetos ferrosos. Cheque os bolsos para ver se não contêm objetos de metal soltos, tais como chaves.

Verifique se as crianças pequenas têm alfinetes de bebê e botões de pressão nas fraldas ou camisetas. Remova da sala de exame tudo que for metálico.